Abradisti lança Cartilha do Acordo Setorial de Logística Reversa

Conteúdo é um guia para o setor de distribuição de TI se adequar aos pontos do Acordo Setorial e do Decreto 10240/2020

20/04/2020 11:41

Já está claro que as questões climáticas e ambientais ameaçam o futuro da humanidade. Problemas como o aquecimento global e a contaminação do solo, por exemplo, podem ser reduzidos pelo setor de distribuição de TI se houver um trabalho focado na sustentabilidade, evitando descartes que agravem esses problemas.

Por isso, as iniciativas do Acordo Setorial e do Decreto 10240/2020 são essenciais para criar um ecossistema de empresas que trabalham juntas para destinar melhor esses resíduos, diminuindo esses impactos negativos.

Segundo Raphael Telles, advogado e consultor de relações governamentais na Abradisti, “do ponto de vista ambiental, o trabalho se trata da diminuição de lixo e do envio irregular para aterros. O ganho ambiental com o Acordo é a diminuição de resíduos, sua destinação correta, seu reaproveitamento”.

 

O que diz a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos e qual a sua relação com as novas iniciativas?

A Lei 12.305/2010 diz que é de responsabilidade compartilhada de distribuidores, importadores, fabricantes e comerciantes a logística reversa como um todo.

O que o Acordo Setorial traz é justamente a definição do que é obrigação de cada um dos canais, para não deixar brechas como a lei deixa. Nesse caso, o Acordo define o papel de cada um dentro da logística reversa e oferece segurança caso algum órgão ambiental venha fazer questionamentos ou cobranças.

Vale destacar que o acompanhamento dessas metas será feito pelo Ministério do Meio Ambiente, que receberá anualmente os dados de quanto e o que foi recolhido.

 

Como a Cartilha do Acordo Setorial de Logística Reversa pode ajudar?

Cartilha do Acordo Setorial de Logística Reversa

Para que os distribuidores entendam qual o seu papel e quais mudanças precisam fazer para seguir todos os pontos estabelecidos no novo sistema de logística reversa de produtos, a Abradisti preparou uma cartilha completa com todas as informações necessárias.

Ela vai apoiar o setor de distribuição de TI esclarecendo as principais obrigações e responsabilidades, indicando quais são os próximos passos e quais as 4 principais metas estabelecidas, que vão desde o alinhamento de estratégias em 2020 até o estabelecimento de pontos de coleta em todas as cidades com mais de 80 mil habitantes.

O intuito da cartilha é entregar um instrumento claro e útil para todos tomarem como base para as próximas ações.

Faça agora o download da Cartilha do Acordo Setorial de Logística Reversa!

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Seja o primeiro a comentar