Além de buscar novidades para os clientes, é preciso pensar, também, em como a Distribuição de TI acompanha as mudanças da tecnologia para crescer e evoluir


Quando falamos sobre as mudanças da tecnologia, normalmente pensamos sobre aquilo que os clientes querem. Mas essa moeda tem, sim, seu outro lado. Por isso, fica aqui uma questão: você já parou para pensar em como essas transformações também afetam o dia a dia em sua empresa de TI?


Estamos vivendo uma era repleta de transformações, com “mudanças em curso” até para quem está dentro do mercado de tecnologia. Computação em Nuvem, Segurança, Mobilidade e as cidades e dispositivos inteligentes, por exemplo, são alguns dos temas que estão mudando o trabalho de quem vende ou integra tecnologia da informação.



Como acompanhar as mudanças da tecnologia?


Sendo claro, é impossível dar marcha à ré nessa revolução. E essa transformação virá acompanhada de novos desafios e oportunidades. Ou seja: é melhor estar preparado para os dois extremos.


Afinal de contas, o modo como seu cliente compra é outro – e talvez nem a moeda que ele usa hoje será a mesma daqui a alguns anos; o jeito de mostrar e entregar seu produto também será diferente. E tudo isso, em outras palavras, representa uma inevitável lição de casa para quem quer fazer sucesso com as vendas de TI ou eletrônicos.


Isso quer dizer o seguinte: é importante entrar de vez nessa era e conhecer os próximos passos, pois quem não acompanhar essas transformações ficará pelo caminho. Há, no entanto, luzes no fim de cada um desses tuneis.


Motivos para crermos nisso não faltam. Assim como o rádio não morreu com a TV, as novas tecnologias não serão o fim do distribuidor e da revenda de TI: cabe a nossa área, no entanto, se preparar e se adaptar às tendências do mercado.


Vale lembrar que empresas vêm buscando (e precisando) se equipar para aproveitar as vantagens da chamada nova onda de TI. É isso o que tem, também, impulsionado o crescimento de todo o setor de TI no país.


Para quem produz, distribui ou vende Tecnologia, claro, isso não é diferente. E é também essencial. Nosso relatório de vendas, por exemplo, mostra bem a evolução das receitas vindas com a área de serviços e vendas online – duas áreas que crescem acompanhando de perto os novos conceitos de TI.



O que é preciso para ganhar mais com essas transformações?


Você, tanto quanto eu, certamente conhece uma infinidade de opções de aplicativos e tecnologias pensados para ajudar uma empresa em pontos como Gestão, RH, Vendas e Relacionamento com Clientes.


Mas para essas soluções realmente serem úteis, é preciso considerar a Gestão do Conhecimento, entendendo o que são essas inovações e como cada uma delas poderão impactar o dia a dia de sua empresa, ou do seu time.


*Por Mariano Gordinho, diretor-executivo da Abradisti


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