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Evolusom une esforços à Abradisti para alavancar benefícios fiscais ao mercado de tecnologia

Evolusom vê o seu ingresso à Abradisti como uma chance de benefício mútuo, onde as experiências de ambas devem aprimorar o mercado como um todo

01/10/2019 10:55:24

Uma nova distribuidora ingressa ao quadro de empresas parceiras da Abradisti com o objetivo principal de unir forças pelos benefícios tributários que elevem o potencial do mercado tecnológico brasileiro. Com 23 anos de atuação na área de sistemas de entretenimento automotivo, a Evolusom passou a adotar, há cinco anos, uma ramificação diferenciada de seus negócios com a oferta de cabeamento e soluções de hardware para pequenos e médios provedores de internet.

O Blog da Abradisti teve a oportunidade de conversar com Rodrigo Gonçalves, diretor da Evolusom, para saber mais sobre as expectativas da empresa em relação ao mercado e ao ingresso como associada. Confira:

 

O que fez vocês procurarem a Abradisti nesse momento para se associar?

O fator principal que nos levou à associação foi a possibilidade de obter informações de crédito de clientes. Nós também temos esse tipo de avaliação internamente, fazemos uma análise interna com o máximo de informações que pudermos obter acesso. Mas ter mais um meio para angariar informações para esse tipo de análise foi o principal gatilho que nos aproximou da Abradisti.

O fator principal que nos levou à associação foi a possibilidade de obter informações de crédito de clientes. Nós também temos esse tipo de avaliação internamente, fazemos uma análise interna com o máximo de informações que pudermos obter acesso. Mas ter mais um meio para angariar informações para esse tipo de análise foi o principal gatilho que nos aproximou da Abradisti.

 

E quais são as suas expectativas para a associação? Como isso pode auxiliar o negócio de vocês?

Acredito que eles nos ajudem na troca de experiência com outros empresários. Nós já temos alguns contatos com empresários desse setor [de TI] e a Abradisti deve nos trazer uma integração ainda maior com esses profissionais, tanto na área de crédito, como de logística ou de recursos humanos.

Além disso, a Abradisti realiza algumas pesquisas setoriais como, por exemplo, uma avaliação salarial de setor. Nós realizamos uma pesquisa própria salarial do setor, através de empresas da região que nós conhecemos. Com a Abradisti, nós esperamos atingir uma amplitude muito maior com essa pesquisa, trazendo mais embasamento para decisões ligadas ao RH, por exemplo.

 

Em outras palavras, vocês querem abrir uma nova via para atuação tanto na avaliação de crédito como para essa pesquisa de setor?

É também importante citar os estudos tributários, que são bem aprofundados com a Abradisti. Tudo o que vier a somar nesse âmbito é importante para nós. Se aproximar da Fazenda como uma associação, convenhamos, é bem mais eficaz do que tentar pleitear algum benefício sozinho.

A associação tem bastante força junto à Fazenda e nós gostaríamos de fazer parte desse grupo, para unirmos forças e também termos acessos a esses benefícios fiscais.

 

Como é que foi esse processo de associação: vocês quem procuraram a Abradisti?

Foi um processo envolvendo a Evolusom, a Abradisti e a parceira da associação com o Portal de Crédito (Boa Vista Seguros). A Boa Vista estava interessada em uma parceria com a Evolusom e, junto da Abradisti, eles nos fizeram uma visita técnica e foi aí que começamos a conversar. Nós conhecíamos a associação devido a outros parceiros comerciais nossos, que já fazem parte do quadro de associados da Abradisti.

 

Vocês estão começando a entrar no setor de cabeamento e infraestrutura de rede. Pode falar um pouco sobre isso?

Nós vínhamos atuando no setor de provedores de internet há mais ou menos cinco anos, e estamos ampliando bastante o nosso mix de produtos para esse setor. Atualmente, contamos com importação própria de toda a linha passiva de produtos para pequenos e médios provedores de internet, como cabeamento de fibra óptica, conectores, splitters, caixas de atendimento, e iniciando também com ferragens agora. Além disso, temos grandes parceiros comerciais ao nosso lado, como a TP-Link, D-Link e Intelbras – empresas que oferecem a linha ativa dos produtos de provedores de internet.

Não atuamos com as grandes telecoms, somente esses pequenos e médios provedores que respondem por mais de 25% do total de conexões de banda larga no país, e estamos crescendo significativamente dentro desse mercado. Essa atuação com pequenos e médios provedores de internet já corresponde a 50% do faturamento dos negócios da Evolusom.

 

Você citou a TP Link e algumas outras empresas com as quais vocês já trabalham, como sendo associadas da Abradisti. Você espera alguma evolução do relacionamento com eles por isso?

Eu acredito que nossa associação vai estreitar ainda mais a relação que nós temos com eles, além de possibilitar ações em conjunto, como os estudos e benefícios tributários. Fazendo parte destes grupos de discussão e benefícios tributários, esperamos estender à TP-Link e outras empresas parceiras os benefícios que conseguirmos obter para a Evolusom.

 

Você tocou em um ponto interessante na questão de estender benefícios de vocês para outros associados. A Abradisti mantém os grupos de trabalho e informações à distância, com um especificamente voltado à área tributária. Vocês pretendem participar destes grupos?

Sim. Tudo o que nós pudermos alavancar com essa associação, que seja bem-vindo e torne o mercado e os negócios mais competitivos, com o menor risco possível, nós vamos nos envolver. Por exemplo, com esse compartilhamento de informações pelo Portal de Crédito, nós devemos reduzir o risco tanto para nós quanto para os outros distribuidores.

O nosso foco principal sempre será a capilaridade de clientes: hoje, a Evolusom não tem nenhum cliente que represente mais do que 5% ou 6% do faturamento. Atendemos 6 mil empresas distintas e acreditamos que esse seja o grande diferencial do nosso negócio. Podemos oferecer para a Abradisti um grande número de informações de crédito.

 

Hoje, a Evolusom conta com quantos colaboradores, no total?

São 122, mais 10 na operação terceirizada no Espírito Santo. Entre colaboradores diretos e indiretos são 132 pessoas.

 

Qual a expectativa de vocês em relação ao crescimento em 2019?

Esperamos ter 20% de crescimento para este ano de 2019 em relação ao que já havíamos crescido em 2018. Estamos também ampliando o nosso quadro de funcionários, sobretudo vendedores na área de segurança e profissionais da área de marketing.

Leia também o editorial da Revista Evolusom: Evolusom Institucional Revista

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