Abradisti
Abradisti Diretora executiva da Abradisti

Mercado de TI está em queda, mas serviço ainda é luz no fim do túnel

A estagnação econômica do país pesou para o mercado de distribuição de TI. A 6ª Pesquisa da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação recentemente realizada pelo IT Data e divulgada pela Abradisti constata o choque da realidade no nosso setor, que deve encerrar 2015 com uma queda de oito pontos percentuais.

26/11/2015 21:11

Por Mariano Gordinho*

A estagnação econômica do país pesou para o mercado de distribuição de TI. A 6ª Pesquisa da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação recentemente realizada pelo IT Data e divulgada pela Abradisti constata o choque da realidade no nosso setor, que deve encerrar 2015 com uma queda de oito pontos percentuais.

Os distribuidores já esperavam um faturamento baixo neste ano devido às condições políticas e econômicas no Brasil, mas os resultados financeiros se equiparavam aos de 2014 até o mês de maio, para boa parte das empresas. Embora o consumo já apresentasse uma breve queda, a alta do dólar teve participação fundamental, já que foi repassada ao preço dos produtos e não obteve boa aceitação do consumidor final.

Os resultados da pesquisa exemplificam: a representatividade das receitas provenientes da venda de hardware caiu de 31,4%, em 2014, para apenas 26,9% em 2015. Por outro lado, distribuidores que fizeram uma diversificação de seus negócios, comercializando outros produtos não relacionados a TI, tiveram melhor desempenho, superior à média do mercado em 2014 e 2015.

Ainda há luz fim do túnel

Apesar de números pouco animadores, é importante lembrar que o mercado movimentou quase R$ 12 bilhões em 2015, uma parcela ainda muito significativa da nossa economia. Além disso, metade das revendas entrevistadas aponta que ainda esperam encerrar o ano com uma leve alta, na faixa de 1%. Apesar de estar abaixo da previsão inicial e até da inflação do ano, a manutenção da receita pelos revendedores é um cenário mais positivo do que o enfrentado pelo varejo, que deve acumular uma queda de até 20% nos produtos de tecnologia.

Não é segredo que a prestação de serviços é o futuro para as revendas e tem representado uma participação cada vez maior em seu faturamento: na média nacional, essa fatia já chega a 40,5% em 2015. Esta característica também influencia até na presença da revenda, em que 57,6% já não possuem loja física, preferindo atuar pela Internet ou até no modelo home office. Esse índice cresceu 5% em relação ao ano passado.

O que esperar para 2016?

O estudo também mapeou o comportamento do mercado corporativo e aponta algumas demandas das empresas por tecnologia. Foi constatado que a prioridade das áreas de TI, independentemente do porte e orçamento, é reduzir custos, especialmente de telecomunicação e energia.

Neste contexto, é imprescindível que as revendas preparem suas estratégias para 2016. As duas áreas que mais recebem prioridade em novos investimentos segundo o estudo são “Vendas” e “Atendimento aos Clientes”, enquanto as demandas com destaques são por soluções de logística, mobilidade e segurança da informação.

Planeje-se e aproveite as oportunidades para continuar colhendo frutos em um mercado que ainda movimentará mais de R$ 10 bilhões ao ano.

*Mariano Gordinho é diretor executivo da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (Abradisti).