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  • News Context: Por que compartilhar dados de vendas?

    Por Abradisti em 17/01/2019 11:23:15

    Muitas empresas ainda se sentem inseguras em disponibilizar seus dados de vendas. Então, por que fazer isso?

    No nosso artigo anterior aqui no blog, explicamos como funciona o painel criado pela CONTEXT em parceria com a ABRADISTI e os seus associados, e a importância de compartilhar os dados de vendas para ter uma visão clara do mercado em que atuamos.

    Porém, o fato é que muitas empresas ainda se sentem inseguras em disponibilizar essas informações. Então, gostaríamos de abordar esse tema mais uma vez para eliminar os mitos sobre o compartilhamento de dados de vendas de uma organização.

    Da incerteza à aceitação: o compartilhamento de dados de vendas

    A CONTEXT atua em diversos países além do Brasil. Por isso, analisamos as experiências que tivemos com distribuidores em outros lugares e percebemos que o processo de confiança é muito parecido.

    No início, podemos encontrar alguma resistência e várias dúvidas. Na primeira apresentação da ideia, o distribuidor costuma demonstrar incertezas quanto ao compartilhamento de seus dados de vendas.

    Exemplo disso aconteceu há 30 anos na Rússia, quando a CONTEXT iniciou seu painel de vendas de distribuição. Mas, atualmente, contamos com 22 distribuidores e mais de 80% de cobertura do mercado russo.

    É isso mesmo que você leu: russos compartilhando dados há 30 anos. Parece inimaginável, certo? Mas com o tempo, as pessoas entenderam que os benefícios conquistados são maiores que a sensação de perda de controle dos dados de vendas.

    Na verdade, o que acontece é exatamente o inverso! Você tem muito mais controle sobre os dados em suas mãos.

    O mercado de TI — por meio das interações com os revendedores de um lado e os fabricantes de outro — já dá certa visibilidade ao compartilhamento de dados de vendas, mas o papel da distribuição ainda não está muito claro nesse panorama.

    Esse é exatamente o papel que o painel de vendas de distribuição vem cumprir, contextualizando o mercado B2B e permitindo uma visão aberta dos números.

    Em todos os países também houve quem tenha sido bastante receptivo ao compartilhamento dos dados de vendas. Geralmente, quem depende deles para gerenciar os negócios ou já usou uma ferramenta parecida em outro momento da carreira fica mais interessado em obter uma visão ampla e precisa do mercado.

    A aceitação leva certo tempo e pode ser bem ilustrada nas palavras do Siewert & Kau, um grande distribuidor da Alemanha que ingressou no painel de vendas em 2015. Essa é a opinião deles sobre o processo:

    “Quando a CONTEXT falou conosco pela primeira vez, hesitamos em fornecer dados tão sensíveis a um provedor de serviços externo. Contudo, após dois anos de uma parceria de sucesso, podemos afirmar que essa foi uma ótima decisão estratégica. Desde então, incorporamos os serviços de dados da CONTEXT em nossos processos operacionais internos e tomamos decisões não apenas baseados em nossas intuições, mas em fatos que estão nos dados do painel de distribuição. Também usamos dashboards como sistemas de alerta, onde comparamos nossa performance com o mercado. Recomendamos a CONTEXT como uma parceira profissional e confiável.”

    Entre em contato conosco pelo e-mail mkt@abradisti.org.br e tire suas dúvidas sobre o painel de vendas da CONTEXT no Brasil!

    Por Lucas M. Porto

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