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Redução de preços de cloud possibilita às revendas maior acesso à tecnologia

Segundo um levantamento da consultoria especializada em TI IDC, 2013 será o ano da computação em nuvem no Brasil. O modelo de cloud computing vem registrando crescimento desde 2010, quando o mercado fechou com alta de 57%. De 2011 para 2012, a nuvem avançou 68,4%, ou seja, mais de 120% em dois anos. A estimativa da IDC é que haja crescimento anual de 74,3% até 2015.

22/11/2013 14:59

*Por Marcos Coimbra

Segundo um levantamento da consultoria especializada em TI IDC, 2013 será o ano da computação em nuvem no Brasil. O modelo de cloud computing vem registrando crescimento desde 2010, quando o mercado fechou com alta de 57%. De 2011 para 2012, a nuvem avançou 68,4%, ou seja, mais de 120% em dois anos.  A estimativa da IDC é que haja crescimento anual de 74,3% até 2015.

A pesquisa ainda apontou que para este ano as receitas de cloud computing devem movimentar US$ 257 milhões no País. Deste valor, US$ 123 milhões serão destinados à infraestrutura (IaaS), US$ 109 milhões para software (SaaS) e US$ 25 milhões para plataforma (PaaS). Até 2015, as empresas nacionais deverão investir US$ 789 milhões em soluções de computação na nuvem.

Outro estudo da Frost & Sullivan, consultoria especializada em TI, indicou que de dois anos para cá aumentou o investimento em TI na nuvem e diminuiu a preocupação dos compradores com as questões de segurança, que se tornaram mais claras,. Há dois anos o item segurança ficava com 87% das respostas dos CIOs quando questionados sobre os entraves da adoção da nuvem, hoje o índice é de 72,7%. Atualmente, a maior preocupação é com a infraestrutura de telecomunicações oferecida para as aplicações em nuvem.

Outro fator que fez o cloud crescer significantemente, segundo as pesquisas, foi o baixo custo do investimento, que tornou a tecnologia acessível à  pequenas e médias empresas É justamente essa redução de custos que possibilita ao canal maior acesso à tecnologia.

A computação em nuvem não leva só vantagens operacionais para a revenda, que pode se valer internamente da tecnologia, dispensando infraestrutura física e potencializando performance e mobilidade, mas também abre uma nova opção para seu portfólio de vendas. Isso porque com a ascensão do cloud, surge uma oportunidade para negócios com as vendas de servidores e a prestação de serviços na nuvem.

O cloud computing está aí, é uma realidade, e o canal também precisa saber aproveitar essa nova onda.

*Marcos Coimbra é vice presidente da ABRADISTI, Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos e Serviços de TI 

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