Notícias

News Context: ataque global faz demanda por Segurança disparar

Após um dos maiores ataques cibernéticos já ocorridos, o ransonware vem modificando o mercado de TI, devido aos altos investimentos das organizações em cybersecurity.

08/06/2017 13:02:20

Esta semana acontece a Infosecurity Europe Show, em Londres, evento que reúne centenas de expositores de todo o planeta e que apresentará as soluções de TI mais interessantes do mercado. Além disso, claro, a feira também discutirá os problemas que mantêm as empresas ligadas: Ransomware (vírus), IoT, Business e-mail Compromise, são alguns exemplos do que se falará, nas apresentações.

Vale lembrar que há poucas semanas tivemos as invasões do WannaCry, ransonware que causou um caos generalizado quando abriu caminho por servidores e PCs em todo o mundo. No momento, o problema está controlado, mas o rastro deixado por um dos piores ataques virtuais já registrados deve ter algum impacto nos canais de vendas e a Context achou que valeria a pena dar uma olhada nos reflexos em números.

O aumento nas vendas de produtos de segurança em 4.000% na semana 20 é um forte indicativo de que as organizações realmente perceberam a necessidade de investir mais em ferramentas de cybersecurity.

Um incidente global

Um ataque cibernético não costuma ser grande como WannaCry. Não se sabe o exato tamanho do incidente, mas, em menos de dois dias, o vírus atingiu- infectou mais de 200.000 usuários e organizações em 150 países de acordo com a Europol.

De fato, o total de máquinas afetadas agora pode estar na casa dos milhões, segundo alguns dos relatórios divulgados. Foram invadidos dois projetos secretos da NSA (Agencia Nacional de Segurança dos Estados Unidos) – e que foram publicados online por um grupo conhecido como Shadow Brokers. Acredita-se, também, que outro grupo pegou esses arquivos, repaginou e, em um ataque direcionado, criou outra maneira de infectar máquinas automaticamente.

O alcance e a velocidade com que o WannaCry se espalhou levantou algumas questões interessantes sobre o nível de segurança em muitas organizações. Ele só foi possível a partir de uma vulnerabilidade conhecida do Windows, que havia sido corrigido semanas antes, depois que a NSA informou sobre o fato. Isso quer dizer, portanto, que várias organizações e consumidores falharam em manter seus sistemas atualizados e protegidos.

O ataque também mostrou como um software pode ser catastrófico no mundo real. Dezenas de organizações da NHS (sistema nacional de saúde, do Reino Unido) foram afetadas e tiveram que desligar seus sistemas, causando o cancelamento de operações, sessões de quimioterapia e outras consultas médicas. Para às empresas, o efeito similar causou perda de produtividade e atrasos em serviços, impactando negativamente suas operações.

Priorizando a Segurança

Talvez não seja surpresa, mas a CONTEXT apresenta dados que mostram que o efeito do WannaCry gerou um aumento significativo no fornecimento de produtos de segurança cibernética através dos canais de vendas. Nós rastreamos vendas de licenças para duas categorias: Pacotes de Segurança e Segurança de Correio.

A combinação desses dois tipos mostra um crescimento de 4.090%, comparando a semana 20 de 2016 com o mesmo período de 2017. Além disso, 1,2 milhão de unidades tenham sido vendidas nas semanas seguintes, após o surto do WannaCry. Para se ter uma ideia, os números de uma semana comum estão entre 20.000 e 50.000 unidades vendidas.

Especialistas nessa área de segurança virtual precisam lidar com a situação de prospecção de novos clientes que fica entre educar o mercado e evitar o superestímulo para vender produtos. De qualquer forma, o comportamento das vendas seguidas do evento WannaCry mostra que determinados incidentes podem mudar o foco dos compradores de TI e suas prioridades por consequencia.

Por Context World

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Seja o primeiro a comentar