Notícias

Relatório da CONTEXT prevê consolidações e crescimento para distribuição

A Context World- parceira da Abradisti, apresenta um estudo realizado entre os principais representantes de distribuidoras globais sobre a previsão para o mercado de tecnologia da informação para 2019.

28/02/2019 09:00:33
Context - previsões 2019

A CONTEXT ouviu os principais representantes de distribuidoras para fazer uma sondagem sobre as previsões para 2019. Alguns dos temas são as grandes questões que as empresas de tecnologia enfrentam em 2019 na EMEA e as tendências de TIDepois de 12 meses de bons resultados para o mercado de TI, a equipe da CONTEXT prevê que o canal de vendas continuará crescendo em 2019, graças a Transformação Digital a Quarta Revolução Industrial, que apresenta novas oportunidades de negócios, apesar do inevitável impacto negativo do ambiente macroeconômico com Brexit, guerras tarifárias e tomadas de decisões dos governos na América Latina.

A CONTEXT traz para você o relatório Previsões de Tecnologia e Canais de Vendas em 2019, que apresenta comentários de alguns líderes de negócios de TI e da própria equipe CONTEXT sobre os assuntos e tendências no mercado de tecnologia para esse ano, assim como um panorama de algumas das principais políticas econômicas cujo futuro certamente terá influência global.

Um dos pontos de destaque do relatório sobre os últimos 12 meses é o crescimento anual de 6.7% na distribuição, que se acelerou na comparação trimestral, chegando a 9.1% no quarto trimestre de 2018. Porém, é esperada uma desaceleração a partir de segundo trimestre de 2019, com previsão de 3,6% aa de crescimento graças à expectativa de diminuição de demanda na União Européia e o impacto causado pelo Brexit.

Hoje se fala muito de planos de contingência e adequação de estoque para o caso de não haver um acordo para o Brexit e um orçamento para cobrir eventuais baixas nas vendas causado pelos protestos como os que vêm ocorrendo na França, mas no Brasil parecem ter perdido um pouco de força.

Mesmo que muitos distribuidores tenham se dedicado ao crescimento orgânico de seus negócios em 2018, a consolidação de mercado continua acontecendo e pode aumentar em 2019 com mais fusões e aquisições e também com a pressão de preços vinda do comércio online.

Contudo, mesmo estando diante de certa imprevisibilidade, o canal de TI tem grandes oportunidades de crescimento e diferenciação nesse ano, por conta da transformação digital. Quem se organizar em busca dos mercados menos tradicionais poderá ter sucesso com o crescimento da demanda em soluções de segurança digital, nuvem híbrida (hybrid cloud) e infraestrutura de hiperconvergência que, apesar de assustar com o nome, propõe uma evolução nos próprios valores para um melhor alinhamento com os novos modelos de consumo que a digitalização apresenta.

A Quarta Revolução Industrial também trará continuidade de crescimento de oportunidades em áreas como AI, IoT, impressão 3D e veículos autônomos, tudo graças ao aumento de velocidade de processamento e comunicação, que nós acreditamos serem as grandes chaves para o desencadeamento dessas tecnologias.

Nos EUA, por exemplo, hoje a discussão está mais política do que técnica quanto à infraestrutura de 5G, que viabiliza muitas dessas tecnologias. Inclusive, recentemente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu que as empresas norte americanas tomem à frente no desenvolvimento da tecnologia 6G, para não depender de empresas chinesas para o desenvolvimento da infraestrutura hiperconvergente.

E no Brasil o ânimo com os novos ares na política econômica também trazem boas expectativas para os canais de TI, que acreditam em um ambiente mais favorável para os negócios.

Por Lucas Porto é Country Manager & Sales da CONTEXT World