Notícias

Tutorial para leitura e análise do Painel de Vendas

Os Painéis de Vendas de 2016 e de fevereiro de 2017 levam em consideração uma amostra de aproximadamente 50% do total de mercado. Quando olhamos para os números totais, estamos falando de metade do que realmente acontece em termos de números absolutos. Ano passado, o mercado de TIC teve queda de 15,4% do volume de negócios para o setor – porém, é possível dizer que houve uma melhora de 9,4% no fornecimento total de produtos e serviços quando comparamos Dezembro de 2015 com o mesmo período de 2016. Ressaltando o prognóstico de que estamos em retomada.

20/04/2017 13:07:18
Painéis de Vendas

Veja alguns destaques e dicas para analisar os Painéis de Vendas de 2016 e de fevereiro de 2017 e encontrar boas oportunidades para seu dia a dia ou negócio

Em primeiro lugar, muito obrigado por baixar os Painéis de Vendas, com os resultados consolidados de 2016 e do total movimentado até Fevereiro de 2017, produzidos pela Context World em parceria com a Abradisti. Fizemos esse levantamento com a demonstração de alguns pontos importantes para facilitar sua leitura e entendimento das pesquisas.

[Se você ainda não tem os materiais, veja aqui por que baixar as pesquisas agora mesmo!]

Análise do mercado a partir da leitura dos Painéis de Vendas

 – Os dois levantamentos preparados pela Context levam em consideração uma amostra de aproximadamente 50% do total de mercado. Quando olhamos para os números totais, portanto, estamos falando de metade do que realmente acontece em termos de números absolutos.

– Dentro deste universo, apesar do ano passado ter sido um ano ruim para o mercado de TIC (com queda de 15,4% do volume de negócios para o setor), é possível dizer que houve uma melhora de 9,4% no fornecimento total de produtos e serviços quando comparamos Dezembro de 2015 com o mesmo período de 2016. Ressaltando o prognóstico de que estamos em retomada.

– Vale dizer que, nesse contexto, os produtos de manutenção e consumo foram os grandes responsáveis pela melhora no desempenho de Dezembro de 2016. Destaque principalmente para o segmento de componentes para computador (Computing Components) e produtos de impressão.

– Outro mercado que chama a atenção é o de Games. Em 2017, esse mercado tem crescido com mais destaque. Nesse cenário, ressalta-se o aumento significativo da venda de produtos como placas de vídeo, memórias e motherboards, que estão ligadas aos números de fabricantes como Intel e ASUS.

– Em 2016, a crise financeira afetou drasticamente as vendas de TIC e isso levou muitas empresas e clientes a optarem pela manutenção e upgrade das máquinas que já possuíam, ao invés de comprar equipamentos novos para reduzir os custos totais. A tendência foi de esperar para realizar a troca real do parque instalado.

– Os números observados nos últimos meses de 2016 são exemplos claros dessa posição de consumo cauteloso. Esse cenário, aparentemente, surge em razão da espera por parte dos consumidores para ver “o que iria acontecer” na economia. Com a estabilização, o caminho é voltar a realizar os investimentos que não podem ser postergados.

–  O ano de 2016 foi complicado para os negócios no país e isso fica mais claro quando vemos os números do Painel de Vendas. O cliente está comprando com cautela, o que  não tem impedido o avanço de algumas áreas – quem têm alavancado os negócios de TIC. Cabe aos fornecedores, portanto, buscar os nichos de mercado para aproveitar as oportunidades.

Pronto para conferir todos os detalhes dos Painéis de Vendas? Se tiver dúvidas, comentários e sugestões lembre-se de que a Context e a Abradisti estão à disposição.

Boa leitura!

Lucas Porto, country manager da Context World no Brasil

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Seja o primeiro a comentar